Dá pra preparar o motor da minha CG150?
Foi assim que um cliente veio até Renato costa perguntando. Óbvio que sim! Respondi pronta e alegremente. Isso porque desde 2001 me dedico à preparação dos motores das pequenas. A moto em questão foi uma CG150 2007. Minha sugestão foi uma preparação básica, até porque ele utiliza a moto no dia a dia. E sabemos que toda preparação não está livre de risco de quebra. O que minimiza esse risco é a utilização de peças de qualidade, mão de obra especializada e, bom senso!
Optamos pela instalação de um kit composto de cilindro, pistão de 70mm (original tem 57,3mm), anéis, travas e juntas. Esse pistão somado ao curso original de 57,8 da biela, renderam 222,44cc! O motor ficaria muito forte, excelente torque em baixas e médias. Mas e a velocidade final? Aí é que entra em ação um comando de válvulas “bravo”. O escolhido foi um 310º com 7 de lift. Legal, o caldo está engrossando...rsrs!
Muitos “mecânicos” apenas instalam kits de aumento mas não dão a devida importância à preparação do cabeçote! Sempre que se aumenta o diâmetro de um pistão, a câmara de combustão deve ser “recalibrada”, através de um novo squish
(O squish é a distância que fica entre o topo do pistão e a borda do cabeçote quando o pistão está ponto morto superior, para depois usar uma junta adequada para obter um rendimento óptimo para o cilindro).
Fizemos então um novo squish (70,5mm) e melhoramos o fluxo dos gases, redimensionando os dutos do cabeçote. O procedimento correto para esse retrabalho e utilizando-se de uma bancada de fluxo. Mas, com o tempo a gente adquiri experiência e conhecimento.
Pistãozão, comandão, cabeçote preparado, ou seja, parte de cima do motor está pronta! E a parte de baixo? Vai suportar essa nova carga? Pistão maior, maior compressão! Vamos reforça-la. Como? Substituindo a biela original por uma nova e reforçada. Rolamentos do virabrequim também entram nessa dança...rsrs!
Legal! “Boca” maior come mais, certo? Como alimentar essa “criança”? Nesse caso optamos por utilizar um carburador de CBX200Strada. O acerto foi conseguido trocando o giclê original #120 por um #140 e de baixa #38 por #45. Também foi instalado um filtro esportivo. Utilizamos também carburadores KOSO!
O que mais? Escapamento! Optamos por um do tipo estralador da marca Gemoto. A relação utilizada foi 17X38. Resultado: após o período de amaciamento (1000kms), a velocidade alcançada foi de 170km/h. Velocidade essa, alcançada rapidamente e sempre com motor “cheio” em todos as marchas e regimes. Para quem curte uns “graus”, a moto sobe fácil até de 3ª marcha!
Durante a preparação a CG 150cc subindo para 222,44cc ganhou um freio a disco na traseira.
Para quem deseja utilizar os serviços da empresa na manha do gato seguem os dados:
O TEL: 11 992653557 o mesmo do whats app
ou por email: namanhagato@hotmail.com
Na lista de preparações, temos CG 125 com 160cc, 170cc... CG150 com 194cc, 242cc... CBX200 com 220cc...230cc... entre outras.
Custo Preparação:
Kit de 223cc:...............................................R$600,00 (pistão KMP 70mm/Anéis RIK)
Comando 310º: ............................................R$260,00 (feito sob medida)
Biela:..........................................................R$160,00 (TXK)
Rolamentos do Virabrequim:......................R$ 90,00 (NACHI)
Preparação do Cabeçote: .............................R$250,00 (squish/dutos/retentores/assentamento)
Carburador de Strada: ..................................R$200,00 (pode-se utilizar um KOSO30mm=R$540,00)
Óleo/Juntas/retentores: ...............................R$70,00 (Motul3000/Vedamotors/Corteco)
Escapamento : ..............................................R$150,00 (Gemoto/Torbal)
Kit de transmissão: .......................................R$100,00 (VAZ/KMC)
Mão-de-Obra: ...............................................R$350,00 (abrir motor/acerto carburação)
Total:...........................................................R$2.230,00
Como ficou o consumo dessa moto? Quanto faz por litro, andando na estrada? Muito bacana a publicação, parabens!
ResponderExcluirfaz 100km com 1 litro e se não acelerar faz 150km preparando o motor a moto fica mais economica. Quem prepara um motor de verdade não ta nem ai pra consumo
Excluirkkk gastei 300 reais na minha cg 150 e ta passando de 160 km/h
ResponderExcluirtrocou o que nela?
ExcluirBoa tarde, qual kit vc colocou ?
ExcluirTenho uma 150 estou pensando em mexer..
OK irmão sua moto deve estar andando muito mais...Esse motor com certeza não passa de 2 ou 3 meses no máximo de uso.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiroloko kkk gastei 300,00 na minha e ta passando dos 160 km/h.
ResponderExcluirshow de bola mais tem um detalhe importante trocou o pneu? cada pneu tem um limite de peso e velocidade que suporta
ExcluirLuis fernando q q vc fez na sua cg 150
ExcluirLuis fernando q q vc fez na sua cg 150
ExcluirVc gastou 300,00 ? Para desmontar o painel e deminuir a ação da mola do ponteiro do velocímetro para a moto começar a marcar a maior velocidade ? Larga mão. Vc tá parecendo aqueles babaca q pensa que se pegar uma Titan original e colocar coroa de biz a moto vai dar 180 km/h...flw
ExcluirQuanto fica para preparar uma 150 passar para 194cc?
ResponderExcluirQuanto fica para preparar uma 150 passar para 194cc?
ResponderExcluirBoa tarde !(fan 150/190) Pq o comando bravo 310°/315° fica fazendo barulho de valvula batendo ?
ResponderExcluirOlá vcs divide ?
ResponderExcluirE manada pelo Sedex?
Pq eu moro em Rondônia aí é mt longe e eu queria muito aumentar a cc da minha moto e gostei muito do jeito que vocês fez aí muito bom
E eu uso minha moto no dia a dia também...
Olá, tem como preparar o motor da Kansas 150?
ResponderExcluirConheço o Renato pelo FB, baita profissional e inteligentíssimo.
ResponderExcluirAmigo o pino da biela quer vc usou foi o 14 ou 15mm?
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