quarta-feira, 29 de julho de 2015

Honda CG 150 cilindradas ganha motor de 222cc e chega a 170 kmh saiba como

imagine uma uma honda cg de 222 cilindradas para uso do dia a dia e chegar a uma velocidade de 170 kmh , ja imaginou? pois e essa cg com visual inocente chega a 170 kmh
Entrevistamos  o preparador de motos Renato costa, da empresa na manha do gato preparações, fica localizada em São Paulo, que nos contou como foi feita a preparação de uma CG 150 cilindradas subindo para 222,44cc e podendo rodar no dia a dia sem problemas e com motor mais forte.







Dá pra preparar o motor da minha CG150?
Foi assim que um cliente veio até Renato costa perguntando. Óbvio que sim! Respondi pronta e alegremente. Isso porque desde 2001 me dedico à preparação dos motores das pequenas. A moto em questão foi uma CG150 2007. Minha sugestão foi uma preparação básica, até porque ele utiliza a moto no dia a dia. E sabemos que toda preparação não está livre de risco de quebra. O que minimiza esse risco é a utilização de peças de qualidade, mão de obra especializada e, bom senso!

na preparação do motor da cg 150 cilindradas ganhou um kit composto de cilindro pistão de 70mm....
Optamos pela instalação de um kit composto de cilindro, pistão de 70mm (original tem 57,3mm), anéis, travas e juntas. Esse pistão somado ao curso original de 57,8 da biela, renderam 222,44cc! O motor ficaria muito forte, excelente torque em baixas e médias. Mas e a velocidade final? Aí é que entra em ação um comando de válvulas “bravo”. O escolhido foi um 310º com 7 de lift. Legal, o caldo está engrossando...rsrs!
Muitos “mecânicos” apenas instalam kits de aumento mas não dão a devida importância à preparação do cabeçote! Sempre que se aumenta  o diâmetro de um pistão, a câmara de combustão deve ser “recalibrada”, através de um novo squish
(O squish é a distância que fica entre o topo do pistão e a borda do cabeçote quando o pistão está ponto morto superior, para depois usar uma junta adequada para obter um rendimento óptimo para o cilindro).
oque e squish?O squish é a distância que fica entre o topo do pistão e a borda do cabeçote quando o pistão está ponto morto superior, para depois usar uma junta adequada para obter um rendimento óptimo para o cilindro).
Fizemos então um novo squish (70,5mm) e melhoramos o fluxo dos gases, redimensionando os dutos do cabeçote. O procedimento correto para esse retrabalho e utilizando-se de uma bancada de fluxo. Mas, com o tempo a gente adquiri experiência e conhecimento.



Pistãozão, comandão, cabeçote preparado, ou seja, parte de cima do motor está pronta! E a parte de baixo? Vai suportar essa nova carga? Pistão maior, maior compressão! Vamos reforça-la. Como? Substituindo a biela original por uma nova e reforçada. Rolamentos do virabrequim também entram nessa dança...rsrs!
Pistãozão, comandão, cabeçote preparado, ou seja, parte de cima do motor está pronta! E a parte de baixo? Vai suportar essa nova carga? Pistão maior, maior compressão! Vamos reforça-la. Como? Substituindo a biela original por uma nova e reforçada. Rolamentos do virabrequim também entram nessa dança...rsrs!
Legal! “Boca” maior come mais, certo? Como alimentar essa “criança”? Nesse caso optamos por utilizar um carburador de CBX200Strada. O acerto foi conseguido trocando o giclê original #120 por um #140 e de baixa #38 por #45. Também foi instalado um filtro esportivo. Utilizamos também carburadores KOSO!
O que mais? Escapamento! Optamos por um do tipo estralador da marca Gemoto. A relação utilizada foi 17X38. Resultado: após o período de amaciamento (1000kms), a velocidade alcançada foi de 170km/h. Velocidade essa, alcançada rapidamente e sempre com motor “cheio” em todos as marchas e regimes. Para quem curte uns “graus”, a moto sobe fácil até de 3ª marcha!
Durante a preparação a CG 150cc subindo para 222,44cc ganhou um freio a disco na traseira.
Para quem deseja utilizar os serviços da empresa na manha do gato seguem os dados: 
O TEL: 11 992653557 o mesmo do whats app

ou por email: namanhagato@hotmail.com 
Na lista de preparações, temos CG 125 com 160cc, 170cc... CG150 com 194cc, 242cc... CBX200 com 220cc...230cc... entre outras.

Custo Preparação:
Kit de 223cc:...............................................R$600,00 (pistão KMP 70mm/Anéis RIK)
Comando 310º: ............................................R$260,00 (feito sob medida)
Biela:..........................................................R$160,00 (TXK)
Rolamentos do Virabrequim:......................R$ 90,00 (NACHI)
Preparação do Cabeçote: .............................R$250,00 (squish/dutos/retentores/assentamento)
Carburador de Strada: ..................................R$200,00 (pode-se utilizar um KOSO30mm=R$540,00)
Óleo/Juntas/retentores: ...............................R$70,00 (Motul3000/Vedamotors/Corteco)
Escapamento : ..............................................R$150,00 (Gemoto/Torbal)
Kit de transmissão: .......................................R$100,00 (VAZ/KMC)
Mão-de-Obra: ...............................................R$350,00 (abrir motor/acerto carburação)

Total:...........................................................R$2.230,00

19 comentários:

  1. Como ficou o consumo dessa moto? Quanto faz por litro, andando na estrada? Muito bacana a publicação, parabens!

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    1. faz 100km com 1 litro e se não acelerar faz 150km preparando o motor a moto fica mais economica. Quem prepara um motor de verdade não ta nem ai pra consumo

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  2. kkk gastei 300 reais na minha cg 150 e ta passando de 160 km/h

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    1. Boa tarde, qual kit vc colocou ?
      Tenho uma 150 estou pensando em mexer..

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    2. OK irmão sua moto deve estar andando muito mais...Esse motor com certeza não passa de 2 ou 3 meses no máximo de uso.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. oloko kkk gastei 300,00 na minha e ta passando dos 160 km/h.

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    1. show de bola mais tem um detalhe importante trocou o pneu? cada pneu tem um limite de peso e velocidade que suporta

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    2. Luis fernando q q vc fez na sua cg 150

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    3. Luis fernando q q vc fez na sua cg 150

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    4. Vc gastou 300,00 ? Para desmontar o painel e deminuir a ação da mola do ponteiro do velocímetro para a moto começar a marcar a maior velocidade ? Larga mão. Vc tá parecendo aqueles babaca q pensa que se pegar uma Titan original e colocar coroa de biz a moto vai dar 180 km/h...flw

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  5. Quanto fica para preparar uma 150 passar para 194cc?

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  6. Quanto fica para preparar uma 150 passar para 194cc?

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  7. Boa tarde !(fan 150/190) Pq o comando bravo 310°/315° fica fazendo barulho de valvula batendo ?

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  8. Olá vcs divide ?
    E manada pelo Sedex?
    Pq eu moro em Rondônia aí é mt longe e eu queria muito aumentar a cc da minha moto e gostei muito do jeito que vocês fez aí muito bom
    E eu uso minha moto no dia a dia também...

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  9. Olá, tem como preparar o motor da Kansas 150?

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  10. Conheço o Renato pelo FB, baita profissional e inteligentíssimo.

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  11. Amigo o pino da biela quer vc usou foi o 14 ou 15mm?

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