Alguns meses atrás um leitor me perguntou : qual moto você me recomenda pra ser a minha primeira moto de dia a dia? eu respondi : eu indico a suzuki yes ou gsr 150, bom dai ajudei na escolha lá no olx tinha uma ano 12/12 com 24 mil km e poucos rodados R$: 3,960 e outra ano 2009 por R$: 2.800 com 37 mil km rodados dai expliquei a pessoa se for comprar me avisa que vou lá com você dar uma olhada ver se esta tudo ok (já que a pessoa mora perto do meu bairro) não custa nada dar uma ajuda. A pessoa pegou e foi lá ver a moto sozinha e acabou comprando uma suzuki yes de ano 2012 negociou e pagou R$: 3.500, que aparentemente estava muito inteira, no dia seguinte a pessoa já começou a reclamar que a moto demora pegar de manhã e quando pega demora muito pra poder sair, no fim de tarde fui até lá dar uma olhada e ver o estado que a moto se encontrava foi ai que vieram os problemas como: caixa de direção quebrada,bucha de balança gasta,carburador sujo e sem lenta,válvulas enforcadas,corrente de comando frouxa,filtro de ar sem o elemento filtrante,vela gasta, ai peguei o manual e fui ver quando havia sido feita a ultima revisão? com 6 mil km sendo que a moto estava com 24 mil km rodados, tinha um grande problema né? bom e como ver tudo isso? sera mais simples após ler abaixo:
Bucha de balança gasta : coloca a moto no descanso central ou cavalete e segure com uma mão no suporte onde o garupa segura e a outra mão na roda traseira empurre e puxe para a esquerda e para direta se caso tiver folga já sabe que bucha esta gasta precisa trocar, isso faz com que a moto tenha um desgaste maior dos amortecedores e kit de relação,e perda de estabilidade nas curvas podendo ocorrer acidente.
com a moto ainda no cavalete vá para trás e olhe bem se as rodas estão em mesmo alinhamento que as rodas dianteiras ou se existe algum desalinhamento, se estiver fora de alinhamento provavelmente que a moto já sofreu acidente com pancado forte e nesse caso e melhor não comprar. (como na foto ao lado).
outra dica : passe a mão em baixo das canelas do cano da pedaleira traseira, pesos do guidão, veja se não está ralado, e se tiver, a moto ja caiu feio.
Retire a tampa lateral da bateria e do filtro de ar vê se esta tudo ok,no caso de um filtro de ar sujo ou gasto são coisas simples e barata de trocar oque não pode e esta sem o filtro por que pode lhe trazer problemas como dar pedras dentro motor comprometendo sua resistência e durabilidade.
Avaliando o motor : veja se não existe nenhum arranhado fundo no motor geralmente quando cai arranha fundo, dar uma olhada no nível de óleo se estiver baixo atenção por que a moto pode esta queimando óleo mas para isso coloque o dedo na saída do escapamento vê se esta úmido e contêm óleo geralmente quando quando a moto esta batendo motor ela queima óleo e com isso sempre sobra um pouco de óleo na saída do escapamento um exemplo de como fica o dedo esta na foto ao lado que foi feito um teste num carro, (se estiver assim já pode deixar ela pra lá e procurar outra moto pra comprar um motor pra fazer não e barato).
Válvulas e corrente de comando frouxa:
De a partida na moto e observe bem o barulho do motor geralmente as motos da yamaha e suzuki fazem um barulho de tec-tec por trabalharem com um pouco mais de distância nos balancins,se caso não existir esse barulho provavelmente a moto esta trabalhando com as válvulas enforcadas, já a honda kawasaki traxx não fazem esse barulho por trabalharem com os balancins mais próximos.
No caso da suzuki yes saber se a corrente de comando esta frouxa e bem fácil basta dar uma volta e colocar em 5º marcha e reparar quando estiver a 80 kmh se o giro esta entre 7,500 rpm a 8,000 rpm se estiver a mais que isso nessa velocidade a moto esta com a corrente de comando frouxa e válvulas e imprensadas
obs: caso não existir barulho na suzuki e yamaha e bom levar em uma autorizada dar uma olhada pois pode ta trabalhando imprensada 'ou o vendedor colocou óleo mais grosso dai a moto além de não fazer barulho ela também não vai fumar.
Caixa de direção quebrada e moto desalinhada:
Monta na moto olhe bem se o painel e guidão farol estão na mesmo alinhamento caso esteja fora um desses itens e mais uma confirmação que a moto já caiu então e esta desalinhada, o próximo passo e andar na moto e ver se ela não esta puxando nas curvas ou se existe alguma bateção,folga na direção estalo o problema e com a caixa de direção quebrada.
(não e barato).
Avaliando o estado geral
Dar uma olhada na relação e pneus vê se bate com a quilometragem que esta no painel,com a internet nós sabemos facilmente quanto roda um pneu. Já o kit de relação varia muito de modelo pra modelo nas motos de 125cc e 150cc o kit de relação duram em media uns 36 mil km mas isso ai depende da forma de condução ou seja se o antigo dono for motoboy vai carregar peso na moto certo? então assim o kit de relação dura bem menos na foto ao lado mostra como e um relação gasta.
outra coisa e conferir o numero do chassi e motor com documento, em algumas motos já vem com a mesma numeração nas rodas, o numero do lacre da placa também deve constar no documento.
A suspensão dianteira se estiver vazando óleo o defeito são os retentores e nesse caso e melhor levar no mecânico por que as canelas podem esta andando assim a muito tempo e estragado e não importa a moto um par de canelas não e barato vej na foto ao lado um exemplo.
espero ter ajudado se faltou alguma coisa ou tem duvidas comentem ai que estarei respondendo
vlw até a próxima
Ótimo, esclareceu muitas dúvidas.
ResponderExcluir