Vamos entender qual sua importância, e se realmente seria apenas um "status" ou se teria ganho considerável.
Vamos entender!
A presença do gás nitrogênio evita a formação de bolhas de ar no óleo - as bolhas são formadas quando os amortecedores alcançam altas temperaturas ou quando há movimentação intensa da suspensão. Esse processo de formação de bolhas de ar no óleo do amortecedor é denominado aeração ou cavitação. Durante sua ocorrência há uma leve perda momentânea de carga do amortecedor.
A pressão do gás nitrogênio no tubo reservatório pressiona o óleo para o tubo de pressão, mantendo-o sempre cheio, sem a presença de bolsas de ar. Isso auxilia na preparação do amortecedor antes da sua instalação.
O gás nitrogênio produz uma ação mais rápida no trabalho do amortecedor. Durante a movimentação de abertura e fechamento do amortecedor a pressão do gás nitrogênio pressionará constantemente o óleo a preencher os espaços livres decorrentes do movimento do pistão, produzindo uma reação quase instantânea aos amortecedores. Como resultado, o desempenho do amortecedor é mais constante e melhora ainda mais o contato do pneu com o pavimento, trazendo melhor dirigibilidade e segurança.
Deve-se complementar que esse sistema trabalha com volume maior de óleo devido a presença do reservatório o que retarda sua sensibilidade ao aquecimento e por ter reservatório externo normalmente feito em material de boa condutibilidade térmica (alumínio), ajuda a trocar calor do óleo auxiliando no seu resfriamento. Em amortecedor off-road, o problema do aquecimento é ainda mais sério.
Outro ponto também é que o gás nitrogênio é menos suscetível a dilatação por aquecimento, ajudando a manter a pressão no sistema mais estável. O aumento da pressão do gás por dilatação não é desejável pois, alem de alterar o damping force, pode resultar em problemas de vazamento pelas vedações (retentores, orings, etc).
Conclui-se, que garfos pressurizados a gás podem aumentar a segurança e a perfomance sim desde que o piloto já tenha boa técnica e experiência. Nesse caso, seria uma necessidade e não uma "firula".
Texto: Rodrigo Sykes
Goiânia - GO
Cavaleiros de Aço Racing Team
vận chuyển gửi hàng từ việt nam tới Lôn-đôn
ResponderExcluirCông ty ship chuyển phát tại việt nam đi úc
ship hàng từ việt nam sang Lôn-đôn