sábado, 7 de novembro de 2015

A Grande final de MotoGP Valentino Rossi x Jorge Lorenzo

quem ganha o moto gp de amanha valentino rossi ou jorge lorenzo

Todos estão cientes da grande final do MotoGP que acontecerá amanhã às 11:00h horário de Brasília, em Valência.
Apenas 07 pontos separam Lorenzo de Rossi, e para entender um pouco de como será o clima nesse domingo vou fazer um breve apanhado de como foram as últimas 02 corridas.





No GP da Austrália assistimos uma das disputas mais intensas e lindas de se ver dos últimos anos, 4 pilotos (Rossi, Márquez, Lorenzo e Ianone) numa troca de posições intensas, deixando pra última volta a decisão final, onde Márquez como um flash ultrapassa Lorenzo e vence a etapa, ficando Lorenzo em segundo e Ianone fechando o Podium, e Rossi em quarto, ficando assim uma  diferença de 11 pontos

Antes do GP da Malásia que estava por iniciar, Valentino Rossi tentou desde as coletivas de imprensa jogar pressão... Mesmo falando algo totalmente contraditório e incoerente, na minha opinião: falou que MM tava favorecendo o Lorenzo, sendo que na última volta na Austrália ele tirou a posição do mesmo e 5 pontos, vencendo a etapa. Ao meu ver Rossi previa que Lorenzo estava forte para as últimas 2 provas e que não seria fácil, tentou fazer aquilo que ele sente faz muito bem, trabalhar com o psicológico e na experiência, porém isso acabou afetando um pouco a relação com MM, que se sentiu ofendido, abrindo-se então uma "guerra".

Durante o GP da Malásia vimos o Dani Pedrosa disparar na ponta, Lorenzo passou MM facilmente e tentou pegar o vácuo do Dani. Após isso iniciou se uma batalha pelo terceiro lugar, MM X VR.
MM fez seu papel de piloto e brigou pela posição, não eh isso que queremos ver? Ou queriam que ele deixasse pista aberta pro VR?
MM não recebeu bandeira azul de retardatário para poder deixar passar.
Mas temos o outro lado da moeda  também, onde muitos pilotos profissionais  comentam sobre a ética no esporte, onde um piloto que não disputa título não deve se interferir. Temos também que refletir que estamos num nível mundial, e temos que levar em consideração os melhores pilotos, os grandes patrocínios que estão por trás, ninguém quer ficar fora do Podium, já que a disputa era pela terceira posição.

Mas temos que confessar que o MM tava meio que pirraçando com o VR, tudo isso vindo lá dos bastidores de dias anteriores.
Certo ou errado, ha quem defenda e há que ataque, de qualquer forma MM caiu na boca do povo como ovelha negra, haja vista as declarações em redes sociais do fãs de Valentino Rossi.

Voltando à corrida, Infelizmente o VR irritado com toda essa situação teve um contato bem evidente e acabou derrubando o MM.
O que vimos foi uma disputa agressiva de MM, que após gestos de irritação do VR, que acabou tentando segurar o ímpeto do menino e começou a fecha-lo abrindo na curva e o jogando pra fora. Na minha visão, MM imaginou que VR ao concluir parte do traçado "errado" retornaria a acelerar e pegar o caminho novamente, com isso tentou buscar a moto pra dentro e acabou tocando no VR, que olhando pra trás intencionalmente ou não, tocou sua perna na moto do MM, tendo esse fim um tanto polêmico. VR destilou de seu próprio veneno, tentou criar um clima de pressão e não conseguiu ser frio o suficiente para segurar posição e não revidar o papel "errado" de MM na corrida.

Com o fim da corrida Pedrosa terminou vencedor, seguido de Lorenzo e Rossi, ficando assim uma diferença de 07 pontos do título.
Durante a corrida gerou uma expectativa de punição ao fato ocorrido durante a prova, confirmado logo após a entrega do troféu, sendo o VR punido em  largar na última corrida em Valência em último lugar.
VR recorreu à punição, e ficamos na expectativa da reversão do quadro, e nessa quinta-feira passada tivemos a notícia que não foi aceito e manteve-se a punição.

Após 2 semana se expectativa chegou agora o GP de Valência.

Ontem tivemos os treinos livres nessa sexta feira.
No geral os mais rápidos foram na sequência: Lorenzo, MM, Pedrosa, Ianone e Rossi.

Acabou de acontecer agora o treino classificatório definindo o grid de largada desse domingo, ficando então assim:

P1 Lorenzo
P2 Márquez
P3 Pedrosa
P4 A. Espargaro
P5 C. Crutchlow
P6 B. Smith
P7 Ianone
P8 P. Espargaro
P9 Dovizioso
P10 Petruci
P11 Vinhales
P12 Rossi

Valentino Rossi caiu no classificatório e fez apenas o décimo segundo tempo, 1,4 seg atrás do poleposition, mas de qualquer forma devido à punição irá largar em último.

Com esse grid de largada ficou evidente que essa corrida vai ser muito emocionante.
Lorenzo bateu o recorde da pista, e abriu meio segundo para o Márquez que ficou também na primeira fila. Rossi mesmo abalado após a punição e queda via partir pra cima.
A Honda com Márquez e Pedrosa não vai querer perder essa vitória na Espanha, e nem deixar a Yamaha mostrar superioridade. Acredito que os pilotos da Honda vão partir pra cima do Lorenzo, e o mesmo deve começar com cautela. Ainda temos os italianos Ianone e Dovizioso ao que tudo indica iram facilitar ao compatriota Vr.
Correndo por fora ainda tem os irmãos espanhóis Espargaro e C. Crutchlow.
A corrida não vai ser fácil para o Lorenzo é muito menos para o the DoCtOr. Expectativa de muita emoção.

Para o VR sair vencedor vou montar a sequência abaixo indicando a posição (P) que ele deve ter variando com a colocação do Lorenzo:

Se Lorenzo P1 - Rossi tem que ser P2
Se Lorenzo P2 - Rossi tem que ser P3
Se Lorenzo P3 - Rossi tem que ser P6
Se Lorenzo P4 - Rossi tem que ser P9
Se Lorenzo ficar entre P5 e P9 - Rossi precisa ficar 6 posições atrás dele
Se Lorenzo ficar acima de P9 - Rossi campeão

Todos que curtem a moto velocidade esperam ansiosos por esse dia, que pra mim será a final do milênio.
Lorenzo com muita chance de título, largando na pole e com o adversário, devido a punição, largará em último. The DoCtOr terá que fazer um corrida de recuperação, sinal de que o VR vai partir pra cima e terá que ser agressivo. Lorenzo depende mais de si próprio, se fechar em primeiro ou segundo lugar dificilmente Rossi conseguiria tirar o título de suas mãos. Então pro Lorenzo seria uma corrida de cautela, onde vai tentar ficar entre os 3 primeiros e se manter próximo, para se necessário atacar nas últimas voltas caso o VR tenta chances reais de tomar a taça.

A torcida brasileira grande parte está com a lenda Valentino Rossi, o ídolo maior, e vencendo mais esse desafio, seria um Final épico, 10x campeão mundial mesmo após circunstâncias desfavoráveis.
Mesmo sabendo de todo o histórico do VR, temos que também reconhecer o potencial de Jorge Lorenzo (4x campeão mundial - 2x moto 2 e 2x moto GP), hoje um dos mais rápidos pilotos da atualidade, pilota muito limpo, com mínimos erros e no final da prova podemos conferir o estado de seus pneus comprovando que anda no trilho. Isso faz dele um piloto "sem graça" aos olhos de muitos, não dá show, não entra de lado nas curvas não freia tão dentro e etc e tal. Porém é seu estilo, sendo rápido isso podendo ser comprovado por esse ano brilhante de 2015. Fora das pistas também não é um piloto tão carismático, seu estilo frio lembra os finlandeses que corriam na F1, mas não podemos crucifica-lo, cada um no seu estilo, e sem duvida pra muitos é o piloto mais técnico e constante do moto GP na atualidade.

Essa corrida que vai ser a final do milênio ninguém pode perder, amantes e não amantes da moto velocidade irão assistir. A transmissão da corrida se inicia as 10:55h pelo canal Sportv.
Não percam!

Texto: Rodrigo Sykes
Goiânia - GO
Cavaleiros de Aço Racing Team

Um comentário: